terça-feira, 26 de julho de 2011

Coisas que as mulheres precisam saber sobre musculação

Os exercícios de musculação são um importante aliado das mulheres na produção de resultados estéticos que melhoram sua auto-imagem e também sua saúde, prevenindo e combatendo problemas que podem aparecer ao longo de suas vidas. Esses resultados podem ser alcançados por mulheres de todas as idades.

A divulgação cada vez maior desses benefícios tem gerado expectativas e dúvidas de diversas ordens por parte do público feminino que decide praticar musculação. Vou listar duas questões das mais comuns com os devidos esclarecimentos.

Que tipo de treino produz maior ganho de massa muscular em mulheres?

Apesar de conhecerem os benefícios funcionais e estéticos da musculação, algumas mulheres não treinam com uma sobrecarga apropriada para garantir os melhores resultados. Muitas têm a visão equivocada de que séries com muitas repetições (20 ou mais) com baixa resistência aumentam mais o gasto calórico e podem levar a uma maior perda de peso.

Na prática não é bem isso que acontece. O gasto calórico durante uma sessão como essa é modesto.

Quando o objetivo for emagrecimento os exercícios de musculação produzirão melhores resultados a partir da associação do gasto calórico obtido na sessão com o ganho de massa muscular que aumenta o consumo calórico durante todo o dia e, principalmente, dá um empurrãozinho para que as mulheres assumam um estilo de vida mais ativo gastando ainda mais calorias.

Uma vantagem do treinamento de musculação é a possibilidade de se evoluir a carga de trabalho com diferentes combinações de resistência (peso utilizado) e número de repetições.

Para garantir um aumento da massa muscular efetivo o ideal é que o treino evolua para o trabalho com resistências mais elevadas (65 à 80% do máximo possível em cada exercício) com um número relativamente pequeno de repetições (6 à 12), três vezes por semana.

Em pelo menos uma dessas sessões as cargas devem levar à exaustão ou próximo disso. O peso deve ser aumentado quando um objetivo de repetições for atingido (6 à 12, por exemplo).

Nunca é demais lembrar que esse é um modelo de treino que deve ser encarado como um objetivo a ser alcançado. Para isso, o mais importante é sempre considerar as condições iniciais e resposta ao treinamento, além, é claro, de procurar orientação adequada para que os ganhos sejam efetivos sem exageros para mais ou para menos.

As mulheres podem aumentar a musculatura do braço e do ombro como os homens?

Essa é uma preocupação frequente para muitas mulheres por não quererem perder a feminilidade com o avançar do treinamento. Mas a resposta a essa pergunta é tranqüilizadora. Em condições normais (somente treinamento e no máximo alguma suplementação) isso dificilmente acontece.

No processo de maturação as mulheres desenvolvem uma menor quantidade de fibras musculares, especialmente nos ombros e braços, não permitindo que esses músculos cresçam além da conta.

Com a evolução de um programa de treinamento de musculação a mulher tonifica os músculos de maneira geral de forma a deixá-la mais forte e com contornos mais definidos. Não há, portanto, razão para restringir a carga de trabalho para braços e ombros.
FONTE: Site da musculação

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A dieta que me trouxe até aqui


DIETA PARA TREINAMENTO
Restringir doces, açúcar, mel, refrigerantes, frituras, e álcool.
Intervalo entre as refeições de 2:30 a 3:00 horas
Beber muita água durante o dia (6 litros aproximadamente)

1ª Refeição:                                                                          6:30
200 ml de suco Valle light + 2 doses de whey (somente uma no day off)
½ mamão papaya c/ 2 colheres sopa de aveia (somente uma no day off)
1 fatia de pão integral com qquer queijo Ligth (requeijão, cottage, etc)
2 a 3 unidades de castanha do Pará
PÓS TREINO: Suco de abacaxi com 40g de whey + 10g de Glutamina     
NO DAY OFF: 1 Iogurte gordura 0% + 1 Fruta pequena com casca

2ª Refeição                                                                                       11:00
DIAS DE TREINO:  3 a 4ª fatias de pão integral + 200g de peito de peru
DAY OFF: Barrinha whey low carb

3a Refeição (Almoço)                                                                      13:00
Até 200g de arroz ou macarrão integral (somente 100g no day off)
Até 200g de legumes (Feijão, lentilhas, cenoura, vagem, batata, etc...)
Até 200g de carne branca (carne vermelha somente nos dias de treino)
Verduras à vontade (Temperar com azeite)
1 fatia de abacaxi, melão ou melancia, se quiser

4ª Refeição                                                                                       16:00
1 Envelope de Myoplex ou Syntha 6 “Ready to Drink” (aprox.: 40g de proteína + 20g de carbo)

5ª Refeição                                                                                       18:30
DIAS DE TREINO: Repetir o shake da 4ª refeição
DAY OFF: 1 Iogurte gordura 0% + 1 fruta pequena com casca

6ª Refeição                                                                                       21:00
Verduras à vontade (brócolis, alface, rúcula, etc)
200g de carne branca ou salmão ou 8 claras ou 3 hamburguers de peito de peru
Gelatina diet, se quiser
Se estiver acordado e com fome a partir de meia noite: 1 dose de whey
Sugerida por: FERNANDO DE AZEVEDO MARQUES (fernando@orionlab.com.br)

domingo, 24 de julho de 2011

Medidas corporais. Resultados INCRÍVEIS!!!

A tomada de medidas corporais foi adiantada e realizada na 6a feira. O resultado? Deêm uma olhada nos números...porque números não mentem.


19 de Junho
22 de Julho
Variação (%)
Torax
115
108
- 6%
Costas
57
59
+3,5%
Braço
39/39
40/40,5
+2,5%
Cintura
91
85,5
-6,5%
Coxas
60/60
58/58,5
-2,5%
Gêmeos
37/38
37/37
-
Quadril
99
98,5
-0,5%

Isto é realmente motivador!!! E ainda faltam 10 semanas....
O Desafio continua!!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Atividades físicas e fitness

Abaixo ao sedentarismo!

A espécie humana foi "desenhada" para o movimento e precisa dele para se manter saudável. A atividade física não é importante apenas para controlar o peso, é fundamental para a saúde e bem-estar das pessoas.

Além dos benefícios cardiovasculares, a prática de atividade física ajuda também a controlar o peso, baixar a pressão arterial, melhorar os níveis sanguíneos da glicose, controlar a diabetes, aumentar a auto-estima e reduzir a tendência para a depressão.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2010 mostram que apenas 14,7% dos adultos fazem atividades físicas no tempo livre com a regularidade necessária. Os maiores benefícios para a saúde ocorrem nas pessoas que passam de sedentárias a moderadamente ativas porque começam a incluir no seu dia-a-dia, pelo menos, 30 minutos de atividade física.

                                                                                                                     Fonte: Arno
                                                                                                                                2011 - ARNO

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nem tudo é sofrimento!

Este foi meu almoço de hoje, precedido de um belo prato de salada que não deu para fotografar porque estava morrendo de fome quando sentei à mesa...é ou não é totalmente excelente?!

Adaptação aos treinamentos e um pouco sobre periodização


O organismo humano tem a capacidade de se adptar a quase tudo, clima, medicamentos, alimentaçao, entre outros. Uma delas é o treinamento, seja ele qual for, com pesos, corrida, etc. Por isso, incluimos nos treinamentos uma metodologia chamada de periodização. 

A periodização visa a organizar didaticamente o tempo disponível para se atingir a meta/ alvo. A qualidade física ou a forma física do aluno/atleta desejada, será alcançada por meio do controle organizacional o qual, dividindo o treino em fases ou períodos, gera um controle pleno dos treinamentos permanentemente. Divimos entao a periodização em 3 fases:

Macrociclo, que é o periodo total do treinamento.

Mesociclo, que são as subdivisões do macrociclo.

Microciclos, que são as subdivisões dos mesociclos.

Sendo assim, no caso do treinamento resistido com pesos, a cada mesociclo, o ideal é mudar a intensidade e/ou forma do estimulo, alternando as repetições, os exercícios, descanso e o tipo de movimento, para que o corpo sofra um "choque" e necessite de uma nova adptação. Dessa forma, estimulando cada vez o desenvolvimento dos músculos.

Bons treinos!!

Um grande abraço a todos.


Prof. Thiago Daier Kotolák

Personal Trainer e Consultoria Esportiva

CREF. 082943-G/SP

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Será que o programa está funcionando??

Foram-se as primeiras 4 semanas do programa e hoje foi a primeira avaliação de resultados com o Dr. Marcelo. O objetivo das primeiras semanas era o de perder 3 kilos sem perder muita massa magra.
Resultado até aqui...3 kilos a menos de massa total (com visível evidência de que foram mais kilos de massa gorda do que magra) e tudo de acordo a como foi planejado!
Na semana que vem tem mais uma avaliação, a de medidas, que irá posicionar o programa e dizer se estamos indo na direção certa e se conseguimos de fato perder mais massa gorda do que magra.
Por enquanto podemos dizer que tudo indica que estamos indo bem mas somente após o resultado das medidas poderemos afirmar que o resultado foi atingido. Vamos ter que esperar....
Semana que vem tem mais novidades!!

Jantar de ontem

Eu sei que não parece mas é...é um omelette delicioso feito no microndas! Quem não tem cão...caça com gato!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Não desista!!!


O "Desistidor" Interno:

Com o passar das semanas a motivação vai caindo; os resultados aparecem, mas não são expressivos quanto se espera, e um incômodo surge. "O que é que estou fazendo aquí?" , "Já está bom, não preciso mais que isso", " Eu sou mais cabeça que corpo", e começamos a nos permitir sair da rotina proposta e, se deixarmos, muito dos hábitos anteriores começam a reaparecer. Não dê chances, continue, o "Desisitidor" interno irá se apagar.  

Dr Marcelo Baboghluian

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Fim das férias

Último fim de semana com minha filha e fim das pequenas férias que tiramos juntos. Resultado final das férias: Produtivo e positivo para os treinos e dieta, má sorte com as lesões...
O resumo seria:
7 dias de férias e 5 treinos,
Nenhum dia "off" de dieta,
1 Lesão velha que volto no antebraço,
1 Lesão novinha em folha na panturrilha direita... Ocasionada ao sair do aparelho de abdução e perder o equilibrio batendo muito forte no suporte para segurar a mão...poderia ter sido uma lesão bem mais "charmosa" mas foi o que deu pra fazer...

Aproveitei para dar um descanso de 3 dias e cuidar de todas as lesões de uma vez só. Até 2af espero que tudo esteja em ordem, porque....

O Desafio continua!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Falta de tempo para treinar?




Só porque você está sem tempo para fazer seu treino completo não quer dizer que você tem que "furar" esse dia e não ir treinar. Um artigo publicado no The European Journal of Applied Physiology diz que o gasto calorico em repouso permanece siginificativamente elevado por até 72 horas após treinos de resistência, independentemente do treino durar 15 ou 35 minutos. Quando o tempo é curto, o melhor a se fazer é um treino com séries de alta intensidade descansando somente o tempo necessàrio para preparar o próximo exercício.

Fonte: Muscle & Fitness / June 2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Motivação


uma relação inversa entre o quanto queremos alguma coisa e o quão fácil é consegui-la. As coisas que realmente valem a pena ter na vida não podem ser compradas com dinheiro- você tem que conquista-las com muito trabalho, paciência e disciplina.

O pensamento acima pode se aplicar sem dúvida nenhuma a tudo na vida, mas vamos nos focar apenas no aspecto estético por enquanto. Por que muitas pessoas falham em suas tentativas de conseguir emagrecer, ficar mais fortes ou simplesmente lucir melhor? Genética ruim? Metabolismo lento? Academia fraca? Academia cara? Academia longe? Transito? Falta de tempo? Trabalho demais?....Nada disso, é simples falta de disciplina e de real vontade. Porque onde existe real vontade há sempre um jeito de se conseguir o que se quer. E o que eu chamo de real vontade não é apenas querer ter ou ser mas estar disposto a pagar o preço para se chegar lá, fazer os sacrifícios necessários para se ter ou ser o que se quer. 

Entender e internalizar o pensamento colocado acima pode ajudar qualquer um que estiver a fim de conseguir uma grande mudança em sua vida, seja no aspecto da vida que for. Tenha paciência, muita disciplina e trabalhe duro que sua recompensa o aguarda no final da linha.


E lembre-se "O DESAFIO CONTINUA!!"

Quem é o dono de cada prato?

Jantar da Cô  foto (15)

Esqueci de comprar as saladas para o jantar e reparem como ficaram meu prato e o da minha filha….pela mãozinha ao lado do prato já podem ver quem comeu mais…..como só percebi quando deu a hora de comer e não tinha a menor condição de sair somente para comprar o que faltava, o jantar foi esse mesmo. A gelatina light de sobremesa quebrou o maior galho.

Treino durante as férias

Na semana que vem tiro uma semana de férias e o programa não pode parar. Tudo pronto para que seja assim. Lugar para treinar e lista de suplementos em mãos prontos. Cabeça para continuar na dieta, pronta. Com mais tempo durante as férias para postar coisas certamente devo melhroar substancialmente a quantidade e qualidade das postagens. Não perdem por esperar...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Site de suplementos

Passaram pro Thiago (meu personal) este site de compra de suplementos (http://www.prozis.com/br_pt/) Os produtos e preços são ótimos, vamos ver a entrega...vale a pena dar uma olhada.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Jantar bom!!

Ontem terminei o dia bem tarde...passei no Qualifuit e pedi este prato delicioso. Linguado com salada, tava muito bom!
O que minha namorada preparou para mim dois dias antes também estava delicioso e não deixava nada a dever ao do restaurante.