segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Grelha Saudável


Os churrascos pode apresentar verdadeiras tentações do tipo “arrebentando dietas”, ou opções mais leves. A escolha é sua.

Por Ian Cohen

Poucas coisas podem agradar melhor ao paladar do que um hambúrguer ou um bife suculento saindo da grelha. Quando se trata de churrasco no quintal, a carne vermelha reina absoluta. Infelizmente, isso também causa estragos a sua saúde como entupir suas artérias ou lhe encher de gordura saturada, gordura que vai parar nos lugares mais indesejados e que sempre nos obrigam a ir à academia para retira-las. Então, da próxima vez que enfrentar a churrasqueira, considere estas opções de alimentos saudáveis que não só são saborosas, mas que também irão mantê-lo magro e saudável.

Carnes com menor Teor de Gorduras

Cortar as gorduras das carnes não significa necessariamente cortar as carnes do seu consumo. Considerar alguns cortes mais magros quando preparamos um churrasco é uma boa opção. Prefira cortes como: lombo de porco, contra filé ou outros mais magros. Estes cortes contêm significativamente menos gordura saturada do que hambúrgueres e salsicha, além de oferecer mais nutrientes e gorduras monoinsaturadas.

Preferência por aves

Deseja cortar mais gorduras ainda? Um frango sem pele ou peito de peru lhe dará o que você precisa quando quiser entrar em forma sem deixar de fazer um delicioso churrasco mas com uma vantagem, o baixo teor de gordura que você precisa. Com apenas 3,5 gramas de gordura por cada 100g de carne, esses produtos avícolas magros podem ser um substituto ideal dos seus “primos vermelhos” que possuem até 15 gramas de gordura para cada porção de 100g. Mas esteja atento, porque estes números não se aplicam se você deixar a pele de suas carnes brancas , pois é lá  que se concentra a gordura das aves.

Se sua preocupação é proteína, pare de se preocupar, podemos lhe assegurar que a carne de frango e de peru estão entre as fontes mais magras para obtê-las. O fato é, uma porção de peito de frango ou de peru magro, sem a pele, podem fornecer cerca de 27 gramas de proteína, em comparação com 23 gramas de proteína para uma porção semelhante de carne bovina.

Vá Pescar

“Bichos da terra” não são a sua praia? Então o peixe é uma excelente opção para o seu churrasco. Além de seu ótimo sabor e baixo teor de gordura saturada (5 gramas em uma porção 100g), o peixe é uma proteína de alta qualidade (22 gramas em média, para uma porção 100g), que oferece todos os aminoácidos essenciais que seu corpo é incapaz de produzir por conta própria. Como um bônus adicionado, peixes como a truta, o  salmão e o atum são ricos em Omega-3. E não podemos nos esquecer dos camarões, você ir firme com eles pois são uma fonte de alta quantidade e qualidade de proteína com baixo teor de gordura e delicioso sabor.

Opções Veggie

O sabugo de milho é uma boa opção para a churrasqueira, mas não precisa ser sua única opção. Abobrinha, abóbora, berinjela, tomate, aspargos, cogumelos e uma variedade de pimentões coloridos são todos de baixa gordura. Estes alimentos além de serem ricos em vitaminas caem muito bem como uma opção “ vegetariana” grelhada. Legumes grelhados muitas vezes pode reter mais vitaminas do que os cozidos no vapor. Assim como as carnes, os vegetais podem ser temperados com suas especiarias favoritas para adicionar sabor a seu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário